EM - Física - Conservação de energia na prática através do Simulador “Energia na pista de skate”.
2ºA - Eletiva - Riscos a saúde e ao meio ambiente. O que é periculosidades? E insalubridade? Quais são as atividades com maior risco a saúde do profissional? Não sabe? Essas e outras questões foram investigadas e discutidas pelos alunos da Eletiva "Profissões: a escolha certa".
2ºA - Eletiva - Sorteio das profissões que os alunos irão se aprofundar ao longo do semestre utilizando o site sorteios.com e exibição do documentário: "Profissões do Futuro".
2ºA - Eletiva - Poluição Industrial e suas consequências - Nessa aula os alunos puderam ver e discutir os principais impactos ambientais causado pelas industrias, como: Contaminação da água; Devastação de florestas; Poluição do ar; Aquecimento global; Alteração da fauna e flora e Desbalanço da cadeia alimentar. Também se sensibilizaram com o documentário "Desastre de Minamata" onde presenciaram o impacto da industria sobre as águas daquela comunidade que foi contaminada com mercúrio (metal pesado e bioacumulativo, ou seja, o organismo não é capaz de eliminá-lo).
3ºA - Química - Tratamento de água - Experimento demonstrativo
1ºA - Química - Desenvolvimento Sustentável e os ODS
1ºA - Química - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Cartaz confeccionado pela aluna Thaís.
Eletiva - Profissões: a escolha certa - Poluição Industrial e suas consequências, exposição e debate... foi um sucesso
3ºA - Lab. Molhado - S.A 1: Não perca o equilíbrio! - levantamento de ideias e discussão
2A e 2B - Química - Habilidade de revisão - Transformações química... Experimento demonstrativo, interação pelo wordwall e jamboard
3A - Habilidade de revisão - Tratamento de água (interação pelo wordwall)
1A - Química - Acidentes em Barragens de rejeitos de mineração - conceituado os tipos de barragens e os impactos causados pelo rompimento de uma barragem contextualizando com os recentes acidentes que ocorreram no Brasil. Atividade de sondagem feita pelo forms e confecção de um mapa conceitual online.
1ºA - Química - aula transmitida via meet sobre termoquímica onde os alunos puderam pesquisar e trazer os conhecimentos adquiridos para socializar e compartilhar com os colegas.
2ºA e 2ºB - Química - Aula expositiva sobre os conceitos de ligações químicas e distribuição eletrônica.
3ºA - Quiímica - aula introdutória sobre o tema: "acidez e basicidade das águas", onde os alunos puderam exteriorizar os seus conhecimentos prévios através das perguntas provocativas, assistir o vídeo: "uso racional da água" e ler o texto: "atividades que mais consomem água".
1ºA - Laboratório Molhado - Consciência Gera Eficiência - Nessa aula, os alunos puderam expressar os seus conhecimentos sobre a produção, transmissão e distribuição elétrica. Na sequência fizeram um mural no Jamboard.
8ºA - Lab. Molhado - Nessa aula foi feito o desdobramento da pesquisa sobre circuitos elétricos e na sequência foi mostrado alguns componentes do circuito e a sua função.
2ºA e B - Para rever e retomar alguns conceitos sobre a tabela periódica, foi feito uso do simulador disponível no site Phetcolorado onde os alunos puderam relembrar e aprender de forma lúdica.
1ºA - Química - Aula: Acidentes nucleares: o poder do átomo. Após a exposição teórica sobre o tema, os alunos puderam verificar os conceitos através do simulador "nuclear-fision" do site Phetcolorado.
2ºA e 2ºB - Química - Transformações Químicas como resultante de quebra e formação de ligações. Nessa aula foi utilizado adaptadores "benjamim" para mostrar a quebra e formação das ligações químicas.
1ºA - Química - Aula presencial. Nessa aula os alunos puderam, com auxílio da massa de modelar, construir algumas moléculas na prática.
6ºA e 6ºB - Tecnologia - Atividade: Pegadas Digitais. A partir do momento que acessamos a internet, passamos a ter presença digital. As buscas que são realizadas, os sites visitados, as opiniões, quando se deixa um "like" ou quando se marca que gostou ou não de uma publicação, são as marcas que são deixadas criando uma identidade nossa na internet, ou seja, são as nossas pegadas digitais. E como essas pegadas ficam marcadas nesse ambiente virtual? Os alunos encontraram essa e outras respostas através do jogo "Pegada Digitais".
1ºA - Química - Dinâmica: O que tem na caixa? - A partir dessa dinâmica os alunos puderam entender como foi possível que os cientistas tivessem certeza da existência do átomo mesmo sem vê-lo. O que é um modelo e que o modelo serve para entendermos o átomo, suas propriedades e características, mas que o modelo não é exatamente igual ao átomo.
8ºA - Lab. Molhado - Conhecendo e manipulando os componentes de um circuito elétrico.
EM - Lab. Seco - Conhecendo e comparando o funcionamento de um trebuchet com a catapulta e associando as transformações de energia através de pesquisa e uso de simulador.
EM - Química - Experimento: "oxidação da palha de aço com água sanitária". Através do experimento os alunos puderam observar a transformação química ocorrida, onde a palha de aço reage com a solução de hipoclorito de sódio (NaClO) e forma o óxido férrico (Fe2O3) e cloreto de sódio (NaCl). O experimento propiciou a retomada de vários conceitos trabalhados anteriormente, como transformação química, reagente e produto, evidências de transformação química, entre outros.
EM - Química - S.A 3. - Combustíveis que movem o mundo - Experimento: Combustão completa e incompleta através da combustão do etanol e de uma vela.
EM - Química - Balanceamento de Equações Química - As reações químicas são representadas por equações que indicam as quantidades de reagentes necessários para ocorrer a reação. Os coeficientes dos reagentes e dos produtos balanceados são importantes para observar as quantidades envolvidas na reação. Pensando nisso, para ilustrar e tornar a compreensão mais fácil e significativa, foi proposto a representação e balanceamento das equações sugeridas utilizando massa de modelar (massinha) e a utilização do simulador: "balanceamento químico".
6ºA e 6ºB - Tecnologia - Construção de uma mão mecânica - A mão humana é impressionante e contribuiu em grande parte em nossa história evolutiva. Após conhecer um pouquinho mais sobre a mão humana e os avanços tecnológicos na construção de próteses que traz uma maior qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais ou acidentados, os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de construir uma "mão mecânica".
7ºA e 7ºB - Tecnologia - Que tal aprender sobre reação em cadeia na prática? Reação em cadeia é qualquer reação cujos subprodutos disparam uma seqüência de reações idênticas, que se repetem, assim como as peças do jogo de dominó que cai uma após a outra...
8ºA - Lab. Molhado - Após esboçar um circuito elétrico, é hora de por a mão na massa. Nessa aula, as duplas puderam materializar o que havia sido idealizado e engenhar. #Construindo um circuito elétrico.
EM - Lab. Molhado - Que tal aprender jogando? Após estudar as fontes de energias convencionais, chegou a hora das fontes de energias alternativas e para isso, os alunos puseram as mãos na massa construindo o jogo: Biomassa: combustível do futuro.
7ºA e 7ºB - Tecnologia - Máquinas Simples - Após estudarem os conceitos sobre máquinas simples, os alunos puderam construir três máquinas simples: roldana, plano inclinado e alavanca de forma colaborativa.
EM - Química - Em contribuição a disciplina de matemática e buscando resgatar e reforçar uma das habilidades do SAEB, após o estudo dos combustíveis e seu poder calorífico, os alunos criaram uma tabela com os principais combustíveis e construíram um gráfico no Excel.
3ºA - Eletiva "Canta comigo" - Nessa aula os alunos puderam conhecer um pouquinho sobre a história da música e da matemática e como as duas estão ligadas através da metodologia ativa Rotação por Estação.
2ºA - Laboratório Molhado - Após praticar é hora de relatar. Confecção do relatório referente a aula prática sobre a densidade dos materiais. E aí, por que nem todos os objetos que jogamos na água afundam?
3ºA - Laboratório Molhado - Aula prática: Condutibilidade elétrica - Condutibilidade elétrica é a capacidade de alguns materiais conduzirem eletricidade. Diferentes materiais apresentam diferentes níveis de condutibilidade elétrica, sendo essa uma das formas de classificação dos materiais. Enquanto metais são considerados excelentes condutores de eletricidade, os ametais são ótimos isolantes elétricos, ou seja, não conduzem a corrente elétrica e podem ser utilizados como uma blindagem à eletricidade. Esse fato explica a diferente aplicação desses materiais em nosso dia a dia e na indústria. Como determinar se certas substâncias conduzem ou não corrente elétrica?
8ºA - Laboratório Molhado - Estudo do sistema nervoso e endócrino através de imagens 3d, pesquisa e confecção de cartazes.
1ºA - Laboratório Molhado - Aula: Simulando o ambiente - Ecossistema é o conjunto de diferentes espécies que interagem umas com as outras e com o meio físico, em um espaço definido pelo observador. Os ecossistemas podem variar de tamanho: de uma simples poça de água ou um aquário até um lago, de um bosque a uma floresta inteira. Os ecossistemas se mantêm em um equilíbrio dinâmico por um ciclo permanente de matéria e energia (ciclo biogeoquímico). É possível criar um mundo em miniatura?
EM - Laboratório Molhado - Extração do DNA da banana - O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é considerado a “molécula da vida”. Qualquer ser vivo possui DNA em suas células, desde uma minúscula bactéria, a uma enorme baleia-azul. Ela contém todas as informações que definem um organismo. É semelhante a uma escada caracol, formada por sequências de quatro “blocos” ou “letras” que se repetem.
A extração do DNA das células é essencial para estudá-lo e utilizá-lo em pesquisas. Essa técnica permite a identificação de microrganismos, doenças de família e teste de paternidade. Qual a importância do DNA para os seres vivos?
8ºA - Laboratório Molhado - Estudo do sistema nervoso e endócrino através de imagens 3d, pesquisa e confecção de cartazes - continuação.
1ºA - laboratório Molhado - Evolução dos Modelos Atômicos - Dinâmica da Caixa.
3ºA - Eletiva Canta Comigo - Estudo da Alotropia do Carbono através da música: A Causa e Pó (Lenine).
2ºA e B - Laboratório Molhado - Interações Intermoleculares - Teor de álcool na gasolina.
3ºA - Eletiva Canta Comigo - Através da música "A causa e o pó", os alunos estudaram a alotropia do carbono e na sequência começaram a compor a paródia sobre o mesmo tema.
3ºA - Laboratório Molhado - Após as aulas práticas é hora de relatar! Confecção dos relatórios científicos.
1ºA - Laboratório Molhado - OBSERVANDO AS MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICOS DOS MATERIAIS - Buscando instigar a curiosidade investigativa do(as) aluno(as) e, a partir das discussões e pesquisa inicial sobre as características gerais dos átomos, os estudantes pesquisaram sobre o assunto a partir do seguinte questionamento: Como a agitação das partículas da matéria interfere nas mudanças de estado físico? Na sequência realizaram a atividade prática proposta.
2ºA e 2ºB - Laboratório Molhado - Como determinar se certas substâncias conduzem ou não corrente elétrica? - Condutibilidade elétrica é a capacidade de alguns materiais conduzirem eletricidade. Diferentes materiais apresentam diferentes níveis de condutibilidade elétrica, sendo essa uma das formas de classificação dos materiais. Enquanto metais são considerados excelentes condutores de eletricidade, os ametais são ótimos isolantes elétricos, ou seja, não conduzem a corrente elétrica e podem ser utilizados como uma blindagem à eletricidade. Esse fato explica a diferente aplicação desses materiais em nosso dia a dia e na indústria.
1ºA - Química - Ciclo Biogeoquímico - A proposta foi o estudo dos Ciclos Biogeoquímicos, estabelecendo relações com as práticas que perturbam os ciclos naturais e seus impactos, análise de agentes poluidores do ar, da água e do solo. A atividade foi desenvolvida mediante o uso de metodologias ativas (atividade em equipe).
2° EM - Química - Química também é arte, encenação do comportamento das moléculas de água no estado sólido, líquido e gasoso.
1ºA - Química - Poluição e Poluentes - Poluição é a introdução de substâncias (poluentes) no meio ambiente, causando efeitos negativos, esse processo pode desencadear prejuízos a todos os seres vivos, à saúde, ao bem-estar e também à economia. A poluição pode ocorrer devido às ações humanas, mas também pode ter causas naturais. Existem diversas formas de poluição, como a poluição do ar, da água, do solo, entre outras. Nessa aula os alunos puderam conceituar poluição e contaminação, além de conhecerem um pouquinho da história de Cubatão. Também viram o que é chuva ácida e quais são as suas consequências.
2ºA e B - Química - “Aposta da Tensão Superficial” - Quantas gotas de água cabem em uma moeda de 5 centavos? Após a realização do experimento, os estudantes puderam relacionar a grande quantidade de gotas que foi possível colocar na moeda, com as ligações de hidrogênio existentes entre as moléculas de água.
1ºA - Química - Evolução dos Modelos Atômicos - Antes de iniciar os estudos sobre o Modelo Atômico de Thomson, foi realizado dois experimentos demonstrativos: I - utilizando uma régua de plástico e papéis; II - Utilizando duas bexigas, com o intuito de mostrar que a ciência não é algo pronto e acabado, mas sim que está em constante evolução e que o Modelo Atômico de Dalton não era capaz de explicar a natureza elétrica da matéria, surgindo alguns questionamentos sobre este assunto: Se o átomo é considerado neutro, como podemos explicar o fato de alguns materiais conduzirem eletricidade?
2ºA e 2ºB - Química - FORÇAS INTERMOLECULARES E AS PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBSTÂNCIAS - Nessa aula os alunos fizeram uso do simulador PhET “Estados da Matéria” e puderam observar a disposição das partícula nos 3 estados físicos, e como elas se comportam com o
aumento ou diminuição da temperatura.
1ºA - Química - Encenação dos Estados Físicos da Matéria - Retomada da habilidade: (EF09CI01)* Investigar as mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
2ºA e 2ºB - Química - Balanceamento das Equações Químicas - Retomada da habilidade do 1-EM: Representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas, com o auxílio do simulador phetcolorado.
Projeto Amabilidade em meio à pandemia
Química e aparência
Os alunos da 3a série do EM estudaram as característica e propriedades dos sabões e, para finalizar o processo na prática, produziram sabonetes.
ATPG - Replicabilidade de boas práticas: apresentação deste blog.

















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